4 exercícios para aliviar a dor de pés quando você usa salto alto

4 exercícios para aliviar a dor de pés quando você usa salto alto
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Como prevenir o desconforto se você usa salto alto


Apesar de muitas vezes nos custa resistirnos a um belo sapato alto, você deve saber que, se os leva habitualmente, não apenas você tem mais chances de sofrer de úlceras, calos, juanetes e dor de pés.


O seu uso também pode fazer com que obtiver, má postura ao andar que levem a sentir um desconforto na coluna.



  • Ao caminhar, o peso do corpo é distribuído de forma proporcional entre a parte dianteira e o calcanhar. Mas esta distribuição perfeita muda à medida que elevas o calcanhar, já que o peso se desloca para a frente.

  • Ao ir a pé elevado, ao andar vai ser reduzido em excesso o músculo da panturrilha. Por isso, a coluna pode arquearse e aumentar a pressão entre os discos o que poderá provocar desvios e dores. Para evitá-lo, em vez de apoiar o calcanhar, como já indicado antes, você deverá tentar distribuir o peso.

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Tenha em conta que a presença de calos, juanetes ou calos no pé, pode indicar que você não está suportando bem o pé,ou que você está usando um mal calçado. E se você é uma incondicional de saltos altos…



  • Procura que sejam de salto agulha e te prendem bem o pé, mas sem o oprimir. Evita as ponteiras demasiado estreitas e escolhe uma forma confortável.

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  • Para prevenir assaduras e bolhas, você pode aplicar dentro ‘sprays’ e ‘sticks’ antifricção nas áreas problemáticas, como calcanhares e dedos, que criam uma película protetora.


  • Quilting suas pegadas. Recorre-se a meias modelos e almofadas de silicone para aliviar a pressão em vários pontos fracos de seus pés.

Leve-o com passo firme


Sua postura corporal, como você apoia os pés e repartes o peso que têm muito a ver com as dificuldades que pode vir a sofrer. Então tente seguir estas dicas quando estiver altos:



  • Avança a perna direita em linha reta, sem flexionar em excesso os joelhos. Isso evita dores futuras.

  • Ao apoiar o pé, não asientes o peso sobre os dedos apenas, trata de fazer força também sobre o calcanhar.

  • Durante o rolamento ao caminhar procura que não suba e desça de um ombro só. Manter os ombros retos carga a menos costas.

“Treine-se” antes de ponértelos


Não é bom abusar deles, mas se você treinar a musculatura do pé, o dano será menor. Então, se você levar saltos faça estes exercícios diariamente:



  • Pegue um sock do chão com os dedos dos pés (repetir 5 vezes).

  • Envolve os dedos com uma borracha elástica e faça força para soltá-lo (repetir 5 vezes).